Odeon (Ernesto Nazareth) para violão

Caio Márcio Santos ensina a tocar Odeon, de Ernesto Nazareth

   Assista ao vídeo promocional   Acessar conteúdo

Veja a performance de Caio Márcio Santos', com a participação de Diego Zangado

Este é o arranjo que será ensinado neste curso


Apresentamos o curso de violão popular solista, por Caio Márcio Santos, destinado àqueles que procuram aprimorar sua performance no intrumento. Tendo como base um arranjo de música de um dos grandes ícones da música popular brasileira (o compositor Ernesto Nazareth), as aulas abordam diversos assuntos referentes à performance musical, desde questões ligadas à técnica a questões ligadas ao caráter e expressão do gênero Choro.

As aulas estãos separadas por módulos e cada módulo aborda uma peça de Ernesto Nazareth. Os módulos estão subdivididos em três seções:

  • a primeira seção apresenta vídeos de cada parte da peça em evidência (a deste módulo é Odeon), tocados em andamento bastante lento para que o aluno possa ter todas as referências visuais e auditivas para a memorização de cada trecho (estes vídeos ainda projetam na tela a partitura e tablatura dos arranjos, com sugestão de todas as digitações para as mãos esquerda e direita). O aluno poderá ter acesso ao PDF destes arranjos disponíveis na plataforma para download.
  • Já a segunda seção apresenta comentários gerais sobre a execução de cada trecho do arranjo. Cada etapa é amplamente comentada e há inumeras recomendações para se atingir uma performance mais fluida.
  • Numa terceira seção é apresentado algum assunto ligado à performance em geral. No módulo Odeon, Caio apresenta uma introdução a questões sobre sonoridade, digitação e mecância, as quais considera essenciais para o desenvolvimento musical.


Seu professor


Caio Márcio Santos
Caio Márcio Santos

Caio Márcio Santos é bacharel em violão clássico sob a orientação de Paulo Pedrassoli Jr. e em composição erudita sob orientação de Luis Carlos Cseko, Armando Lobo e Bryan Holmes pelo Conservatório Brasileiro de Música. Participou de cursos complementares ligados à improvisação com Hélio Delmiro, Lula Galvão, Genil Castro e Nelson Faria e à composição com Antonio Guerreiro de Faria, Pauxy Gentil-Nunes, Tim Rescala, Alexandre de Faria, David Tygel e Alexandre Negreiros.

Caio já dividiu palco com nomes nacionais e internacionais, dentre os quais se destacam: Paulo Sérgio Santos, Yamandú Costa, Quinteto Villa-Lobos, Hamilton de Holanda (Baile do Almeidinha), Bebê Kramer,Lula Galvão, Nicolas Krassik, Zé da Velha e Silvério Pontes, Gabriel Improta, Alessandro Penezzi, Christina Von Büllow, Morten Ankarfeldt, Chico Pinheiro, Arismar do Espírito Santo, Tiago Espírito Santo, Paulo Braga, Kliff Korman, Guinga , Hélio Delmiro, Marcelo Caldi, Rogério Caetano, Daniel Santiago, Durval Ferreira, Jacques Morelembaum, Guto Wirtti, Gabriel Grossi, Edu Neves, Lenine, Maria Bethânia, Elza Soares, Chico Cesar, Pedro Luís, Fátima Guedes, Carlos Lyra, Paula Morelembaum, Daniel Jobim, Roberta Sá, Zélia Duncan e Joyce Moreno.

Em 2012 lança o disco Rio em Vermelho e Azul (gravadora Calibrated Music), em parceria com o baixista Dinamarquês Morten Ankarfeldt, com quem divide arranjos e composições. Em 2013 forma o Rio Jazz 4 com Christina Von Bullow (sax), Morten Ankarfeldt (contrabaixo) e Cassius Theperson (bateria), formação registrada em dois novo discos (Rio Jazz 4 e Tonalidades gravadora Calibrated Music).

Em 2014 foi contemplado com o Prêmio Funarte de Composição Clássica pela peça Variações livres para quinteto de sopros, estreada na Bienal de Música Contemporânea de 2015.

Em 2017 conclui curso de pós-graduação em teoria e prática da interpretação na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) (2015 a 2017) apresentando a dissertação: “Improvisação Jazzística: o uso de scripts como ferramenta de estudo”, sob orientação de Luiz Otávio Braga.

Em 2018 estreia a primeira grande produção de trilha cinematográfica original (para o filme ‘Antes Que Eu Me Esqueça’, de Tiago Arakilian, uma produção Fox Filmes Internacional e Globo Filmes

Website: www.caiomarciosantos.com

Facebook: www.facebook.com/cmsmusic

Youtube: www.youtube.com/caiomarciosantos



Perguntas Frequentes (FAQ)


Quando esse curso começa e termina?
Esse curso começa agora e nunca termina! É um curso pensado para que você faça no seu ritmo - você decide quando começar e quando terminá-lo.
Por quanto tempo terei acesso ao curso?
Após inscrever-se, você terá acesso ilimitado a este curso, pelo tempo que você quiser e através de qualquer dispositivo que você tenha. Quer melhor que isso?
E se eu estiver insatisfeito com o curso?
Não queremos jamais ninguém insatisfeito! Se você não gostar do curso, mande-nos um email nos primeiros 30 dias e nós garantimos o seu dinheiro de volta.

Comece agora!